Home Notícias Jornalismo
30/04/2025
Intercâmbio movimenta R$ 3, 7 bilhões no Brasil e atrai novos perfis: veja como escolher a agência ideal
Intercâmbio movimenta R$ 3, 7 bilhões no Brasil e atrai novos perfis: veja como escolher a agência ideal
Planejar um intercâmbio exige orientação especializada, atendimento personalizado e conhecimento aprofundado sobre os diferentes programas disponíveis. Em expansão, o mercado de educação internacional movimentou R$ 3,7 bilhões no Brasil em 2023, segundo a Pesquisa Selo Belta — um crescimento de 18% em relação ao período pré-pandemia.
A procura por experiências no exterior também se diversificou. Além dos tradicionais cursos de idiomas, cresceu o número de brasileiros interessados em ensino superior, programas de curta duração e oportunidades de trabalho fora do país. Com o aumento da demanda, cresce também a importância de escolher uma agência qualificada para orientar todo o processo.

“A gente busca entender quem é a pessoa, o momento de vida que ela está, o que espera com o intercâmbio, quanto tempo tem disponível, se pode trabalhar, se já tem visto...”, explica Lívia Delalibera, especialista da TravelMate — rede com mais de 40 mil atendimentos no Brasil. Só em Maringá, foram mais de 2 mil estudantes atendidos nos últimos 15 anos.

Mais do que oferecer pacotes, um atendimento individualizado pode revelar possibilidades que o estudante nem cogitava. “Às vezes, a pessoa chega com um destino em mente, mas ao conversar, percebe que outro lugar faz muito mais sentido. E aí ela diz: ‘nossa, nunca tinha pensado nisso’”, conta Lívia.

Modelos de atendimento one stop shop — que concentram todos os serviços em um só lugar — também têm ganhado destaque por reduzir erros e imprevistos. Neles, o estudante resolve desde a escolha do programa até a compra de passagens, seguro viagem e trâmites de visto com o suporte de uma única equipe.

Outro fator essencial é checar se a agência é associada à Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), que certifica empresas com atuação ética, transparente e parcerias reconhecidas internacionalmente.

O perfil do intercambista também evoluiu. Se antes os adolescentes dominavam esse mercado, hoje o público inclui famílias e profissionais em busca de novas experiências, atualização ou impulso na carreira. “O intercâmbio não é só para jovens. Atendemos desde adolescentes até adultos que querem aprender inglês nas férias”, destaca a especialista.

Feira do Intercâmbio reforça aquecimento do setor

A força do mercado se refletiu na Feira do Intercâmbio, realizada pela TravelMate em Maringá no mês de março. O evento reuniu mais de 600 inscritos interessados em programas no exterior. A programação incluiu palestras, atendimentos personalizados e a participação de representantes de instituições internacionais.
Compartilhe:
Intercâmbio movimenta R$ 3, 7 bilhões no Brasil e atrai novos perfis: veja como escolher a agência ideal
Intercâmbio movimenta r$ 3, 7 bilhões no brasil e atrai novos perfis: veja como escolher a agência ideal
https://www.vivermaringa.com.br/noticia/4761/intercambio-movimenta-rs-3-7-bilhoes-no-brasil-e-atrai-novos-perfis-veja-como-escolher-a-agencia-ideal