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Projetos dos Lotes 3 e 6 estão no Novo PAC e envolvem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais, totalizando R$ 36 bilhões em investimentos
Governo Federal, por meio do ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 de rodovias do Paraná, nesta segunda-feira, 28 de abril. Juntos, eles abrangem 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais, em 51 municípios. A iniciativa, que envolve R$ 36 bilhões em investimentos, representa um marco no fortalecimento da infraestrutura logística do estado.
As novas concessões integram o Novo PAC e marcam uma nova etapa para o transporte rodoviário paranaense, com foco na ampliação da segurança viária, modernização da malha e eficiência logística. A expectativa é de uma redução de 40% nos acidentes e a geração de 330 mil empregos, entre diretos, indiretos e por efeito-renda. A vigência dos contratos é de 30 anos.
Renan Filho destacou a promoção de acordos pela atual gestão para aprimorar a infraestrutura do país. “O Governo Federal é um governo que faz parceria com os governos estaduais, independentemente das posições políticas dos governadores”, disse. Ele também ressaltou a ampliação dos investimentos.
“Em 2022, antes de qualquer concessão, ou seja, com todas as rodovias sob a nossa alçada, o Governo Federal investiu R$ 200 milhões. Neste ano, mesmo com as concessões que estamos fazendo, temos a disponibilidade de R$ 446 milhões para as rodovias que remanescerem federais. Então, nós teremos mais investimentos nas rodovias federais que foram concedidas e teremos também o fortalecimento dos investimentos nas rodovias federais que continuarão com o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] na sua administração”, declarou Renan Filho.
LOTE 3 — O Lote 3, concedido à empresa CCR S.A., cobre 569 quilômetros distribuídos entre as BRs 369, 373, 376 e as rodovias estaduais 170, 323, 445 e 090 — um eixo estratégico que liga o norte do estado ao Porto de Paranaguá, o segundo maior exportador de soja do país. Com R$ 16 bilhões em investimentos, estão previstas duplicações, pavimentações, novos sistemas de controle de tráfego, reforço na sinalização e outras melhorias. O pacote deve gerar mais de 143 mil empregos e trará benefícios diretos aos usuários, como descontos para motoristas frequentes e pagamento automático por tags.
LOTE 6 — Com 662 quilômetros de extensão e sob responsabilidade da empresa EPR, o Lote 6 é o maior contrato entre os novos editais de concessão e representa um investimento de R$ 20 bilhões. O trecho abrange as BRs 163, 277, 469 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483 — um corredor logístico que conecta a fronteira com o Paraguai e a Argentina até o litoral paranaense. As obras incluem a construção de novos trechos, viadutos, acessos e a completa modernização das vias, fortalecendo o transporte de cargas, o agronegócio e a indústria regional. Estima-se que o projeto gere mais de 183 mil empregos.
OUTRAS OBRAS — Além dos Lotes 3 e 6, em 2023, o Ministério dos Transportes levou a leilão os Lotes 1 e 2 do sistema rodoviário paranaense. Ao longo das próximas três décadas, os sistemas rodoviários serão administrados por duas empresas entrantes no setor: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2 e o administrará como EPR Litoral Pioneiro. As empresas investirão R$ 30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, beneficiando moradores de 41 municípios da área de abrangência — cerca de 6 milhões de habitantes.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, enfatizou a importância de os governos estadual e federal terem se unido para juntar as rodovias estaduais com as federais para viabilizar os investimentos nas obras. “Esses seis lotes que nós fizemos, junto com o nosso time e com o time do Ministério dos Transportes, fez com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina. São 3.300 quilômetros de rodovias concedidas, 1.800 quilômetros de rodovias duplicadas e mais de mil pontes e viadutos”, afirmou Ratinho Junior.
PRÓXIMOS LEILÕES — Em setembro deste ano, outros dois lotes de rodovias paranaenses irão a leilão. Os projetos são marcados pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais. Nesta quarta-feira (30), o Ministério dos Transportes realiza na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o 11º leilão de concessões rodoviárias desde 2023. O certame irá garantir R$ 8,84 milhões de investimento em melhorias na rodovia BR-040/495/MG/RJ.
Segundo o ministro Renan Filho, o governo prevê alcançar neste ano a marca de 15 leilões feitos na B3, o que representa “o maior ritmo de concessões rodoviárias e de atração de investimento privado da história recente do país".
As novas concessões integram o Novo PAC e marcam uma nova etapa para o transporte rodoviário paranaense, com foco na ampliação da segurança viária, modernização da malha e eficiência logística. A expectativa é de uma redução de 40% nos acidentes e a geração de 330 mil empregos, entre diretos, indiretos e por efeito-renda. A vigência dos contratos é de 30 anos.
Renan Filho destacou a promoção de acordos pela atual gestão para aprimorar a infraestrutura do país. “O Governo Federal é um governo que faz parceria com os governos estaduais, independentemente das posições políticas dos governadores”, disse. Ele também ressaltou a ampliação dos investimentos.
“Em 2022, antes de qualquer concessão, ou seja, com todas as rodovias sob a nossa alçada, o Governo Federal investiu R$ 200 milhões. Neste ano, mesmo com as concessões que estamos fazendo, temos a disponibilidade de R$ 446 milhões para as rodovias que remanescerem federais. Então, nós teremos mais investimentos nas rodovias federais que foram concedidas e teremos também o fortalecimento dos investimentos nas rodovias federais que continuarão com o DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] na sua administração”, declarou Renan Filho.
LOTE 3 — O Lote 3, concedido à empresa CCR S.A., cobre 569 quilômetros distribuídos entre as BRs 369, 373, 376 e as rodovias estaduais 170, 323, 445 e 090 — um eixo estratégico que liga o norte do estado ao Porto de Paranaguá, o segundo maior exportador de soja do país. Com R$ 16 bilhões em investimentos, estão previstas duplicações, pavimentações, novos sistemas de controle de tráfego, reforço na sinalização e outras melhorias. O pacote deve gerar mais de 143 mil empregos e trará benefícios diretos aos usuários, como descontos para motoristas frequentes e pagamento automático por tags.
LOTE 6 — Com 662 quilômetros de extensão e sob responsabilidade da empresa EPR, o Lote 6 é o maior contrato entre os novos editais de concessão e representa um investimento de R$ 20 bilhões. O trecho abrange as BRs 163, 277, 469 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483 — um corredor logístico que conecta a fronteira com o Paraguai e a Argentina até o litoral paranaense. As obras incluem a construção de novos trechos, viadutos, acessos e a completa modernização das vias, fortalecendo o transporte de cargas, o agronegócio e a indústria regional. Estima-se que o projeto gere mais de 183 mil empregos.
OUTRAS OBRAS — Além dos Lotes 3 e 6, em 2023, o Ministério dos Transportes levou a leilão os Lotes 1 e 2 do sistema rodoviário paranaense. Ao longo das próximas três décadas, os sistemas rodoviários serão administrados por duas empresas entrantes no setor: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2 e o administrará como EPR Litoral Pioneiro. As empresas investirão R$ 30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, beneficiando moradores de 41 municípios da área de abrangência — cerca de 6 milhões de habitantes.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, enfatizou a importância de os governos estadual e federal terem se unido para juntar as rodovias estaduais com as federais para viabilizar os investimentos nas obras. “Esses seis lotes que nós fizemos, junto com o nosso time e com o time do Ministério dos Transportes, fez com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina. São 3.300 quilômetros de rodovias concedidas, 1.800 quilômetros de rodovias duplicadas e mais de mil pontes e viadutos”, afirmou Ratinho Junior.
PRÓXIMOS LEILÕES — Em setembro deste ano, outros dois lotes de rodovias paranaenses irão a leilão. Os projetos são marcados pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais. Nesta quarta-feira (30), o Ministério dos Transportes realiza na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o 11º leilão de concessões rodoviárias desde 2023. O certame irá garantir R$ 8,84 milhões de investimento em melhorias na rodovia BR-040/495/MG/RJ.
Segundo o ministro Renan Filho, o governo prevê alcançar neste ano a marca de 15 leilões feitos na B3, o que representa “o maior ritmo de concessões rodoviárias e de atração de investimento privado da história recente do país".
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