Home Notícias Jornalismo
22/05/2025
Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 horas de São Paulo em Interlagos
Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 horas de São Paulo em Interlagos
Foco dos testes foi o comportamento e o desgaste dos pneus. Líder do Endurance Brasil, Stuttgart Motorsport forneceu estrutura de box e o Porsche 911 GT3 R para os testes da única tripulação feminina no Mundial de Endurance
Pelo segundo ano consecutivo, a Stuttgart Motorsport forneceu carro e estrutura de pista para a equipe alemã Manthey fazer testes em Interlagos visando a disputa das 6 Horas de São Paulo, etapa do Campeonato Mundial de Endurance que acontecerá no dia 13 de julho. O Porsche 911 GT3 R da Stuttgart foi pilotado pela dinamarquesa Michelle Gatting, pela suíça Rahel Frey e pela francesa Célia Martin. Elas formam a tripulação do carro idêntico que disputa o Campeonato Mundial pela Manthey com a bandeira da Iron Dames.

Os testes aconteceram nos dias 19 e 20 de maio e visaram principalmente analisar o comportamento e a durabilidade dos pneus Goodyear utilizados por todos os carros na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance. A fabricante de pneus introduziu neste ano um novo composto de borracha para a temporada deste ano, a ser usado em três corridas e com estreia prevista justamente para as 6 Horas de São Paulo. Os pneus feitos com esse composto são mais duros e se diferenciam dos usados em outras etapas por terem a marca do pneu pintada nas laterais em vermelho (os médios têm o nome grafado em amarelo). Além disso, o traçado de Interlagos foi recapeado após a realização das 6 Horas de São Paulo de 2024.

O Porsche 911 GT3 R fornecido pela Stuttgart Motorsport venceu as duas primeiras corridas do Endurance Brasil e é exatamente igual aos carros utilizados pela Manthey em campeonatos como o Mundial de Endurance e o DTM, exceto pelas especificidades de BoP (Balanço de Desempenho, na sigla em inglês). Exclusivamente para o teste, a Stuttgart Motorsport configurou o 911 GT3 R de acordo com as especificações enviadas semanas antes pela Manthey, de maneira a deixar o carro da equipe brasileira idêntico aos que disputam o Mundial. “Para equiparar o nosso carro ao do Mundial, instalamos dois restritores de ar de 36 mm de diâmetro e acrescentamos 70 kg de peso ao carro. A única diferença de maior monta em relação ao carro do Mundial é o sensor de torque no semi-eixo, que é específico do Mundial e não usamos no Brasil. Fora isso, a mecânica e a aerodinâmica dos carros das duas equipes são 100% iguais”, explica Felipe Grizzi, chefe de equipe da Stuttgart Motorsport.

Para as pilotos da Iron Dames, os testes foram duplamente úteis: no ano passado, elas corriam com Lamborghini e, em Interlagos, largaram na pole position (Célia Martin entrou na equipe nesse ano, substituindo a belga Sarah Bovy). Neste ano, mudaram para o Porsche 911 GT3 R – vencedor da classe nas 6 Horas de São Paulo de 2024 com a própria Manthey. “Este teste é muito útil para nós. Nosso foco é fazer stints tão longos quanto possível e colher o máximo possível de informações sobre o comportamento destes novos pneus neste novo asfalto. Estou contente por estar aqui. Interlagos é uma pista histórica e ao mesmo tempo diferente para se pilotar, por ser muito curta”, afirmou Michelle Gatting durante um intervalo dos testes. Ela também elogiou a estrutura da Stuttgart Motorsport: “Eles são muito profissionais e ótimas pessoas. Deixaram tudo muito bem preparado e confortável para o nosso teste”.

Além das três pilotos, a Manthey deslocou para o teste em Interlagos os profissionais Christian Moch (chefe dos mecânicos), Robin Lipinski (engenheiro de corrida) e Andreas Kociok (engenheiro de desempenho). Pela Stuttgart, trabalharam Grizzi, Diogo Almeida, Douglas Vasques, Gustavo Moreira (todos mecânicos da matriz e da equipe de corridas), Marcelo Sotorilli, Alan Wagner, Rodrigo Paulino e Túlio Balzi (da Stuttgart Motorsport).

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.

Site: stuttgartporsche.com.br

Facebook.com/stuttgartporsche

Instagram.com/stuttgartporsche
Compartilhe:
Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 horas de São Paulo em Interlagos
Stuttgart motorsport e manthey iron dames fazem testes para as 6 horas de são paulo em interlagos
https://www.vivermaringa.com.br/noticia/4818/stuttgart-motorsport-e-manthey-iron-dames-fazem-testes-para-as-6-horas-de-sao-paulo-em-interlagos